Digite o que você procura
Primeiramente, o principal objetivo dos projetos comerciais é a interação com o consumidor. Assim, o espaço deve ser pensado de modo que traga uma experiência única ao indivíduo.
Para que os estabelecimentos chamem a atenção do público-alvo, os espaços devem ser bonitos, atraentes, com identidade visual e acolhedores. Portanto, é desafiador projetar um espaço que transmita a identidade da marca. Em tempos de grande concorrência, oferecer conforto em espaços ambientados ao cliente é fundamental para se manter ativo no mercado.
Na Arquitetura Comercial, Luana Milani atende pontos comerciais, buscando a sistematização do programa de necessidades, onde o projeto é realizado por meio de uma setorização de usos e características do empreendimento.
A profissional acredita que todo negócio deve apresentar clareza na comunicação, desde o primeiro atendimento, exposição e venda, até os produtos e serviços.
O objetivo é cumprir um programa que atenda a demanda de acordo com o perfil do empreendimento e de seus clientes.
Um dos maiores desafios é a organização dos espaços internos de modo que sejam acessíveis e facilitem a circulação das pessoas. O projeto deve prever o tamanho, o tipo e a localização das portas, o material dos móveis e como eles serão posicionados.
Uma tendência para estabelecimentos gastronômicos é a interação dos ambientes interno e externo,como aqueles que possuem divisórias de vidro. Ainda, área externas têm sido bastante valorizadas.
O projeto comercial de restaurantes com áreas abertas deve contemplar boa iluminação natural e um belo paisagismo, além de questões de segurança e conforto. Outros são os espaços para espera do lado de fora, com mesinhas e bancos confortáveis, que tornem esse momento mais agradável.
Não há nada mais agradável que chegar em determinado lugar e sentir conforto, aconchego e bem- estar,não é mesmo? Atualmente, lojas,restaurantes, boates e outros espaços comerciais estão optando por trazer a essência e o propósito de suas marcas nos ambientes.
Diante da grande concorrência, é essencial que o estabelecimento seja pensado nos aspectos sensoriais, equilíbrio em cores e móveis, estimulando a interação entre pessoas nos espaços. Atualmente os clientes buscam uma experiência de compra, que certamente pode ser potencializada pelo uso correto do ambiente.
Para tanto a Arquitetura Comercial trabalha com cores, iluminação, disposição de móveis e toda a ambientação física, com a finalidade de constituir uma identidade visual, em que haja um posicionamento melhor da marca na mente do consumidor, aumentando a confiança e desejo de consumo.